Controladoria Geral do Município

A Controladoria-Geral, Auditoria e Transparência da Administração Municipal, órgão  de controle com vinculação direta ao Prefeito e autonomia técnica, instituição permanente de acompanhamento e fiscalização da gestão fiscal, de defesa do patrimônio público e do incremento da transparência, apoiando o controle externo no exercício de sua missão institucional, terá sua competência, atribuições, organização regulamentadas por legislação ordinária específica.

  1. Incumbir-se da chefia administrativa do Gabinete do Prefeito;
  2. Atuar na formulação de programas de ação estratégica e desenvolvimento institucional do Governo Municipal;
  3. Promover a integração entre órgãos e entidades da Administração Municipal, objetivando o cumprimento das atividades setoriais;
  4. Fomentar a comunicação social e conscientização da população para as ações e programas estruturantes da Administração Municipal, favorecendo a sua participação e comprometimento com os resultados;
  5. Promover o bom e adequado acolhimento dos cidadãos, servidores públicos, autoridades administrativas e políticas que buscarem audiência com o Prefeito Municipal;
  6. Atender e fazer encaminhar os interessados aos órgãos competentes da Prefeitura, para atendimento ou solução de consultas ou reivindicações;
  7. Promover ações e organização administrativa que possibilite o intercâmbio com a sociedade;
  8. Assegurar o adequado funcionamento da Ouvidoria do Município e de outros meios de interlocução, possibilitando identificar fielmente as demandas da sociedade, bem como, permitir sua participação mais ativa na avaliação dos serviços públicos prestados;
  9. Promover o intercâmbio com órgãos no âmbito Estadual e Federal, objetivando a troca de experiência, tecnologia e informações;
  10. Promover a estruturação dos Conselhos Municipais como meio de fortalecimento da participação social e aperfeiçoamento da gestão;
  11. Coordenar e executar a articulação política do Poder Executivo com os poderes legislativo, judiciário e nas demais esferas de governo estadual, federal, bem como com as instituições da sociedade civil organizada e partidos políticos;
  12. Zelar pelos Símbolos do Município, fortalecimento da agenda cívica, respondendo pelos eventos comemorativos;
  13. Acolher os visitantes e hóspedes oficiais do Governo Municipal;
  14. Promover a elaboração de relatório e mensagens anual do Prefeito a ser encaminhado ao Poder Legislativo;
  15. Responder pela execução Registrar e controlar as audiências públicas do Prefeito e apoiar na sua atuação;
  16. Exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da Administração Municipal quanto aos objetivos e metas do Governo;
  17. Apresentar ao Prefeito, no início de cada exercício, relatório das atividades do ano anterior da Secretaria Municipal de Governo, e sugerir medidas legislativas e administrativas adequadas ao aperfeiçoamento institucional da Administração Municipal;
  18. Ordenar e Coordenar as despesas relativas à SEGOV.

Responsável: Maria Aparecida Correa
Contato: 3642-2350                                                                                                                                                                   E-mail:

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